A ecologia nos mostra a relação entre o ser vivo e o mundo ao seu redor. Nesse sentido, é preciso estarmos atentos à relação que estamos construindo conosco e com o espaço que nos cerca. O primeiro ambiente que cerca o ser humano é a família. Sua primeira relação verdadeira se inicia com a mãe. Portanto, é numa família saudável que se desenvolve uma personalidade saudável, mais preparada para o enfrentamento da vida.
É fato que, na sociedade atual, as crianças têm se afastado cada vez mais do seu jeito natural de ser e têm se tornado prisioneiras de um mundo conduzido pelo virtual, cultivado pela TV, videogames, tablets e celulares com seus aplicativos, ações que distanciam o ser do contato com seu corpo, seus sentimentos e suas relações interpessoais. Xavier Serrano, criador da Ecologia de Sistemas Humanos, afirma que “enquanto as crianças continuarem perdendo sua alegria e vitalidade, o drama essencial da humanidade continuará a existir.” Está comprovado que a falta de contato da criança com sua essência na sua totalidade pode conduzir à enfermidade e à violência na idade adulta.
E foi pensando nisso que criamos o Projeto Família Viva! Surgiu do interesse de alguns profissionais em lutar por uma intervenção preventiva psicossocial que esteja ao alcance dos mais diferentes tipos de configurações familiares existentes.
É um trabalho com um olhar e uma prática baseados na Ecologia de Sistemas Humanos de Xavier Serrano e é composto por uma equipe multidisciplinar que oferece grupos informativos/vivenciais, cursos, palestras e atendimentos terapêuticos. Tem a finalidade de instruir e trabalhar emocionalmente o ser em sua relação de intimidade com a família, enfatizando a importância dos pais lidarem com mais maturidade no processo de gerar e criar filhos, desde a fase intrauterina até a adolescência. Isso implica em refletirem sobre a necessidade da presença, do apoio e da interação, para que os filhos se desenvolvam de forma mais saudável e natural.
Esses grupos informativos/vivenciais abrangem seis etapas distintas:
1. Trabalho com o masculino/feminino e com o casal, enfocando a vida a dois e a sexualidade humana
2. Trabalho com a família grávida compreendendo gestação, parto e pós-parto
3. Trabalho com família de crianças na Primeira Infância: primeiro ano de vida
4. Trabalho com família de crianças na Segunda Infância: 2 a 6 anos
5. Trabalho com família de crianças na Meninice: 6 a 12-14 anos